E considerando o sincretismo religioso, que se popularizou a partir das restrições históricas para a livre manifestação religiosa das crenças de matriz africana, Nossa Senhora Aparecida, que se manifesta nas águas do rio, foi sincretizada com a Orixá Oxum, que aqui no Brasil, é a Orixá da água doce, dos rios e cachoeira. Oxum é a Orixá da geração da vida, presente na concepção, rege o ventre materno, protegendo as crianças na gestação e entregando a Mãe Criadeira Iemanjá, no nascimento, assim como as águas do rio desembocam no mar. Oxum representa a fertilidade, a beleza e o amor.
Mas é importante entender que o sincretismo não faz de Oxum Nossa Senhora Aparecida, ou vice-versa. O que ocorre é uma convergência de vibrações, de devoções que de alguma forma unificam as pessoas através da fé de cada um, que buscam nesse dia a conexão com essas Mães. Oxum, enquanto Orixá, força da Natureza, potencializa o elemento água e Nossa Senhora, enquanto Entidade Santa, zela por nós com suas Falanges de Luz.
E para fazer esse dia ainda mais especial, também comemoramos e homenageamos as crianças, que representam a nossa posteridade e renovam nossa esperança e alegria.
Saudamos Nossa Senhora Aparecida e rogamos sua benção e proteção.
Saudamos Mamãe Oxum e rogamos sua benção e proteção.
Saudamos as crianças e pedimos a essas Mães Sagradas que as abençoem e protejam de todo o mal.
Iyá Claudia
Sacerdotisa Dirigente da Casa Amigos da Paz
Imagens:
@ValterBrum
@LeticiaSagrado
Google Imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário