terça-feira, 20 de janeiro de 2015

SALVE SÃO SEBASTIÃO!!! SALVE OXOSSI REI!!! OKÊ ARÔ!!! KOQUÊ ODÉ!!! ARO-KE-Ô CABOCLO!!!

Saudações diversas para uma mesma Força, um mesmo Orixá. Hoje, dia 20 de janeiro é comemorado o mártir São Sebastião e, em especial, pelo sincretismo religioso, homenageamos Oxossi, o Orixá patrono dos Caboclos que têm como habitat as matas. Como elemento, Oxossi é senhor da Terra, do Ar e das Águas. Para os Iorubás é chamado de Odé, que quer dizer “Caçador”, sendo então Oxossi o guardião dos caçadores que “caçam” para obter o sustento para sua família. Vale ressaltar que nas antigas tribos africanas, cabia ao caçador, que era quem penetrava o mundo "de fora", a mata, trazer tanto a caça quanto as folhas medicinais. Além disso, eram os caçadores que localizavam os locais para onde a tribo poderia futuramente mudar-se, ou fazer uma roça. Essa origem faz de Oxossi o "Orixá Caçador" responsável pela transmissão do conhecimento, representando a busca pelo conhecimento puro: a ciência, a filosofia.

Mas pensar num Orixá caçador é também pensar numa força mutável, que está sempre em busca, sempre a procura de algo e assim Oxossi não espera uma situação acontecer, ele vai atrás de seus objetivos. Podemos traduzir essa energia na palavra “dinamismo”, já que Oxossi está sempre pronto para a “caça”. Mas o que seria no Mundo da Espiritualidade, entre os trabalhadores do Astral Maior essa “caça”? Podemos dizer que Oxossi é também conhecido como “Doutrinador”, pois é o Orixá que com seus Caboclos aplica a disciplina da Lei, doutrinando as almas submissas e as levando a iluminação – tarefa esta que rendeu o título de “Caçador de Almas”.

Oxossi é o arquétipo daquele que busca ultrapassar seus limites, expandir seu campo de ação, que tem iniciativa para novas descobertas ou novas atividades, mas com responsabilidade, buscando sempre cuidar dos seus. A caça é a metáfora para o conhecimento, a expansão maior da vida. Ao atingir o conhecimento, Oxossi acerta seu alvo. Por este motivo, é um dos Orixás ligados ao campo do ensino, da cultura, da arte.

Entre as diversas representações deste grande Orixá, podemos destacar no Candomblé Oxossi como Rei da Nação Keto; na Umbanda o Patrono dos Caboclos e para os esotéricos ele é um dos sete Arcanos designados por Deus para ser um comandante universal, sendo sua regência chamada de “Essência”, isto é, aquilo que anima, que dá vida, diferente de Ogum que é o movimento, aquele que movimenta a situação. Numa outra interface com Ogum, enquanto Oxossi busca o conhecimento, Ogum busca a transformação deste conhecimento em técnica. São dois grandes guerreiros que se complementam nos trabalhos, cada um com seus dons na manipulação dos elementos, nos seus Pontos de Força, moradas e equipes e também, pelo mito Iorubá, são irmãos, filhos de Oxalá e Iemanjá/Nanã.

Conta a lenda que no princípio eram só os céus e oceanos até que o grande Olurum, Senhor do Universo, fez surgir a lama e o planeta se dividiu em terras e águas. Do amor de Oxalá (céu) e Nanã (lama) nasceram todos os Orixás. Exu foi o primogênito e com sua rebeldia e comportamento conturbado, libidinoso e violento, levou Nanã a deixá-lo sozinho na terra, indo ela morar nos mares com os outros filhos/orixás, onde passou a reinar como Iemanjá. Mas como toda mãe zelosa, mesmo de longe, não deixou de olhar por seu filho que ficou na terra, a exemplo do movimento de vai e vem das marés na praia. Ocorreu que mesmo sem o consentimento da mãe, Oxossi, curioso e atento, cheio de si, quis ter com seu irmão Exu na terra. Quando soube, Iemanjá mandou que Ogum fosse buscar seu irmão na terra e este, obediente e valente foi ao encontro de Oxossi, mas deparou-se com o irmão encantado pelas matas das terras de Exu. Feliz com a vida na floresta, Oxossi chamou Ogum para também voltar a morar na terra. Mas Ogum voltou às águas e por influência de Exu, disse a Iemanjá que não encontrou Oxossi e desde então, passou a viver hora com a mãe nos mares e hora com o irmão nas matas.

Transmitir uma lenda é, de certa forma, vivenciar uma poesia, aprender e descobrir os fundamentos e origens de uma maneira especial, que nos atinge além da nossa racionalidade, pois acessa nossa memória emocional, nos conduz numa jornada sensível e nos faz viajar, através de nosso inconsciente, à nossa própria origem. Ajuda-nos a compreender a relação entre as energias, os elementos, as fortalezas, os domínios da natureza e tudo mais que se movimenta a nossa volta e nos influencia, seja na terra ou nos astros.

E no ano de 2015 todos esses arquétipos aqui citados estarão muito presentes em nossas vidas, pois os Orixás que regem o ano em primeira instância são exatamente os irmãos Oxossi e Ogum; tendo em segunda instância, Iemanjá como grande mãe zeladora e Oxum como parceira/esposa de Oxossi e; em terceira instância, Exu na sua ambigüidade, como o que influencia os pensamentos e incita o individualismo, pelo espírito desafiador, puxando para a terra, pelas vontades humanas, acelerando os fazeres dos homens, ao mesmo tempo em que vem como “Mensageiro” e comandado dos Exércitos de Ogum nas grandes batalhas, agindo na Sagrada Lei, na execução de nossas ações – “quem plantou em 2014, colherá em 2015” – e por fim, Oxaguiã vem apaziguando, através do seu “Exército da Paz”, distribuindo graças e atendendo a pedidos que nos parecem impossíveis, com  a calma e a tranqüilidade do “senhor do pano branco”, garantindo assim a esperança em dias melhores para o planeta e para a humanidade.

Conquistas virão, mas tudo precisará ser com muito esforço, pois estaremos a todo instante sendo confrontados com nosso eu, com nossos carmas, com a reação das nossas ações. A Lei de Causa e Efeito regerá em plenitude e será o fiel de nossa balança, tudo em meio ao borbulhar da grande transição planetária/espiritual e a inegável e necessária evolução do planeta. Muitas poderão ser as ocorrências limites em nossas vidas, seja no nosso núcleo pessoal de convivência, quanto em nível local, regional, nacional e mundial. Ainda vamos conviver com extremos climáticos, científicos, políticos, culturais, pessoais e a medida da nossa resposta a todas essas intempéries será a medida com a qual vamos conquistar “dias melhores”. Precisaremos da iniciativa e liderança de Oxossi – “quem sabe faz a hora não espera acontecer” – da sua responsável curiosidade e busca pelo conhecimento para que as consciências se abram; precisaremos da coragem de Ogum, da sua dedicação, fidelidade, decisão, estratégias e domínios dos caminhos; precisaremos também da amorosidade e acolhimento das “Senhoras das Águas”, de Iemanjá/Nanã e Oxum, mas numa doçura lúcida, sem ilusão, a doçura de quem ama de forma equilibrada, consciente de que não haverá mais espaço para o amor impossível, para mágoas, ressentimentos e disputas infindáveis; e precisaremos da paz de Oxalá, pela tolerância, o respeito às diferenças, a solidariedade e gentileza uns para com os outros.

A Casa Amigos da Paz entra o ano de 2015 com a responsabilidade e a graça de também ser regida pelos dois grandes Orixás do ano: OXOSSI e OGUM. Teremos um ano de muito trabalho, de muito aprendizado e de lutas e conquistas, em que cada dia será um novo momento, em meios as “caçadas” e “batalhas” da vida. A partir de hoje, dia 20 de janeiro de 2015, é chegada a hora e assumimos oficialmente o primeiro nome de batismo desta instituição religiosa, recebido há tempos atrás, quando ainda nem um prédio tínhamos pra funcionar: “CASA AMIGOS DA PAZ – CAMPOS DE OXOSSI E OGUM”.

Que as Fortalezas Maiores nos abençoem e que Olorum Rei seja por nós!!!

Mãe Claudia dos Anjos
Sacerdotisa Maior e Dirigente da Casa Amigos da Paz – Campos de Oxossi e Ogum
Comunidade Espírita Legião Azul em Leopoldina – MG
..........................................................................................................................................

REFERÊNCIAS

- VERGER, Pierre Fatumbi. Orixás, deuses iorubas na África e no Novo Mundo – Salvador, Bahia, 1981.
- MACÊDO, J. Carlos [médium] Cacau da Oxum Omin Taladê Omã. “Cabana de Oxossi” de Olinda, Penambuco. Disponível em Acesso: jan 2015.
- PEDREIRAS Léo das. Blog Luz Divina/Blog Umbanda. Disponível em Acesso: jan 2015.
- MAKENA, Mãe. Orixás regentes em 2015 – previsões nos Búzios e Tarôs. Disponível em Acesso: jan 2015.
- ___________. Oxossi. Disponível em Acesso: jan 2015.
- DEL PEZZO, Pai Léo. Oxossi – o orixá caçador. Disponível em Acesso: jan 2015.

IMAGENS:
- Cris Carnaval;
- Arquivos disponíveis na internet: www.google.com.br

Nenhum comentário: