quinta-feira, 24 de março de 2016

AMOR E HUMILDADE

Estamos hoje sob a vibração, entre a Comunidade Cristã, do chamado Tríduo Pascal (conjunto de três dias celebrados no Cristianismo, composto pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Vigília Pascal, véspera do Domingo de Páscoa), que pode ser compreendido como os três dias de preparação, que antecedem a festa maior, ou seja, a Páscoa, ou também é considerado como os três dias de Paixão, lembrando o sofrimento maior (a entrega do Cordeiro de Deus), para a posterior redenção, na ressurreição do Cristo no domingo Pascal.

O que podemos tirar de proveito neste dia? Muitas são as reflexões possíveis sob essa égide, principalmente se considerarmos o aspecto pessoal da proposta no período quaresmal e na chamada Semana Santa, ou seja, de cada um buscar seu deserto, empreender em sua própria viagem interior, viver esses momentos na intensidade que lhe melhor tocar o coração. Mas numa interpretação genérica, considerando o aspecto espiritual, teológico e prático, poderíamos resumir esta quinta-feira como o “testamento do amor fraterno eternizado nos gestos da Ceia e do lava-pés” (ver Evangelho de João 13,1-15).

Ao lembrarmos essa importante passagem da caminhada peregrina do Mestre Jesus, lembramos de Seu maior legado a nós: “Amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei” (João 13, 34). Mas Jesus não fala de um amor que espera recompensa, fala e pratica um amor verdadeiro, puro, espontâneo, desprovido de interesses outros, um amor que transcende nosso ego, que nos leva a sair de si para a entrega ao “outro”. Esse amor, vivido e anunciado por Jesus, não carece de explicações, pois não prescinde delas, já que enquanto ação ele acontece, não é racional, é sentimento, é movimento em direção ao meu “próximo”, sem previsão de quem, de lugar, de momento, de tempo.

Mas o que fazermos com nossas limitações de amar? Como superarmos as reservas de nosso ego? Reconhecer que o amor vai além da racionalidade, não é dispensar o pensamento, pois precisamos deste para chegarmos a consciência de si, ou seja, a abertura da nossa mente para o reconhecimento de quem somos, de como somos... A consciência expande e clareia nosso entendimento para a ação se fazer e esta ação envolve inclusive, as atitudes para o aprendizado do amor. Nada conseguimos na escola da vida sem o treino, a persistência, a experimentação, a disciplina, o exercício do fazer. E muitas das vezes um feito aqui é o que vai nos conduzir ao outro mais adiante que vai burilando nossa alma e transformando em espontâneo o que antes não fazia parte de nós, do nosso “eu”.

Mas é também nessa mesma passagem do Evangelho de hoje, que João, lembrando a ação de Jesus Cristo mostra um desses imprescindíveis caminhos para alcançarmos o exercício do amor: a Humildade. Antes da Ceia, Jesus amarra uma toalha à cintura e lava os pés de seus discípulos, chegando a incomodar Pedro, que se acha indigno de estar diante de seu Mestre em total despojamento de si, de qualquer honraria ou título de maestria. O teólogo Romano Guardini diz que “a atitude do pequeno que se inclina ante o grande, ainda não é humildade. É, simplesmente, verdade. O grande que se humilha ante o pequeno, é o verdadeiro humilde”. Por isto Jesus Cristo é autenticamente humilde. Ante este Cristo humilde, nossos moldes se quebram. Jesus Cristo inverte os valores humanos e convida-nos a segui-lo para construir um mundo novo e diferente desde o serviço. Fazer-se pequeno, menor diante do “outro”, eis a grandeza daquele que busca amar. Não temer a ridicularização, não temer as críticas, não temer a incompreensão, simplesmente olhar de baixo para enxergar assim, a grandeza do “próximo”.

Emmanuel ilustra muito bem pra nós a importância da humildade no exercício do amor, quando nos diz: “A humildade é o ingrediente oculto sem o qual o pão da vida amarga, invariavelmente, na boca” e se fizermos a conexão entre o “lava-pés” e a “Ceia”, ritualizadas por Jesus, entendemos a verdade e o caminho, o pão da vida, a partilha do amor, só se faz num coração humilde, daquele que usa da misericórdia para o perdão, assim como, Cristo fez com Judas, pois sabendo de sua traição, o amou, lavando humildemente seus pés, já no prenúncio do perdão como carta de alforria para o AMOR.

Minha benção, com o AXÉ de Oxossi, Iemanjá e a Luz Maior de Oxalá!!!
Iabá Mãe Claudia

Nenhum comentário: