quinta-feira, 2 de novembro de 2023

2 DE NOVEMBRO - DIA DOS MORTOS (FINADOS)

O "Dia dos Mortos" (Finados) é um dia para buscarmos uma frequência vibracional de paz, misericórdia, compaixão, evitando sucumbir a egrégoras de tristeza profunda e mágoas ou revoltas. Lembrem-se que saudade é sentimento que habita em todos que amam e não há mal em sentir, desde que não venha como a camuflagem de uma melancolia que pode nos desequilibrar. Se queremos que as pessoas que amamos e que já partiram para o Mundo Maior estejam bem, precisamos também que nosso próprio estado de ser seja bom, sintonizado com serenas vibrações de positividade.
Esclarecemos que como este é um dia lembrado por muitos, mundo a fora, forte é o sentimento que se plasma na forma de condolência, de reflexão, de lembranças, de saudade..., nos aproximando aos que já desencarnaram. Da mesma forma, muitos espíritos, que carregam consigo as lembranças da Terra e desta data fixada em seus pensamentos, clamam auxílio para estarem próximos também de nós, como uma chance de “ver” e “sentir” como estamos. Por isso, demonstrar que lembramos, direcionar preces e boas vibrações é de grande valia! Volto a dizer, não para sofrer, mas para vivenciar momentos de carinho e zelo.
Se buscarmos na essência de nossas crenças, encontramos dois pontos a destacar para esse cuidado: (i) Se somos cristãos e sendo essa uma data cristã, comungamos da energia e vibração de toda a Comunidade Cristã assimilando em nossos fazeres os costumes e ritos desta crença; (ii) Se praticamos culto de Matriz Afro-Brasileira, o dia de hoje é um dos dias dedicados ao Orixá Obaluaê/Omolú e a ele, devemos nosso respeito, no reconhecimento de seu AXÉ, como o grande Senhor da Terra, aquele que leva as doenças de volta a terra, que renova, que nos prepara para a reencarnação, regendo a reconstrução dos corpos, como agente cármico a que todos os seres vivos estão subordinados.
“Omolú é o Orixá que rege a cura profunda, perene, espiritual, nos ciclos de existência humana e se pronuncia em todo o período em que ficaremos encarnados. É o Orixá da misericórdia e temos em Jesus – o Mestre, o Grande Curador Crístico – o maior exemplo desta vibração cósmica. Está presente, através de seus legionários (Exus), nos leitos dos hospitais e nos ambulatórios, nos leprosários e oncologias, auxiliando os profissionais de saúde e também aliviando a carga pesada dos médiuns em seus trabalhos. Conhecido como médico dos pobres, é o grande curandeiro da Umbanda, é o Orixá ‘patrono’ da Linha das Almas, nossos amorosos Pretos Velhos. São os falangeiros de Omolú que não permitem a vampirização no duplo etéreo dos que estão em processo de desencarne, como também os recém desencarnados” (PEIXOTO, 2016, p.91).
Algumas Casas de culto ou de tradição Afro-Brasileira celebram em rituais e festas Obaluaê/Omolú no dia 2 de novembro ou em data próxima a esta.
Busquemos este AXÉ, pelo nosso direcionamento vibracional, pela vênia a nossa ancestralidade, pelo amor Crístico e pela consideração aos que, ainda ligados a nós, se encontram no Plano Astral.
Iyá Claudia
Mukuiu N' Zamby!
Kolofé Olorum!
Motumbá Axé!
Saravá!
Namastê!
Deus abençoe!

Imagem: Google 

Nenhum comentário: