segunda-feira, 20 de junho de 2016

EXU – PRINCÍPIO DINÂMICO DA INDIVIDUAÇÃO E DA EXISTÊNCIA INDIVIDUALIZADA

Hoje, dia 20 de junho, a partir das 20h, a Casa Amigos da Paz - Campos de Oxossi e Ogum, abre para sua reunião pública em momento festivo, em ação de graças e homenagem aos nossos Guardiões, a Linha e Nação de Exu. Entidades por vezes mal compreendidas por muitos e mal interpretadas por outros, nos rendem a grata garantia de segurança e fortaleza nos trabalhos realizados num Terreiro, numa "Casa de Santo", como muitas vezes são designadas as instituições que praticam religião de matriz afro-brasileira. Como diz-se entre as Casas de culto, "uma banda sem Exu não se pode fazer nada". A alusão equivocada de Exu na figura de demônios, transfigurando pejorativamente essa força imprescindível dentro dos Terreiros, tem uma percurso histórico intencional, em que por questões sócio-políticas e de interfaces das religiões que se firmaram como predominantes em determinado momento da história, foi estratégico, desclassificando o espiritismo praticado nas Casas de Umbanda e Candomblé, renegando estes a um tipo de culto de baixa ascendência, próximo a manifestações mais primitivas.
Buscando clarear um pouco esse entendimento e ao mesmo tempo desmistificando a figura“(...) EXU, numa definição simplista, é um ‘elemento’ constitutivo do universo, dinâmico, de tudo o que existe criado, separado e diferenciado de Deus. Assim como a totalidade da Mente Cósmica Universal, EXU não pode ser isolado e classificado em sua categoria particularizada, eis que em todos os locais, seja em que dimensão vibratória for, ele se encontra. Participa forçosamente de tudo o que é manifesto fora do imanifesto – Criador –, sendo o princípio dinâmico propulsor divino.(...) Consideremos que o poder volitivo divino se expressa também pelos Orixás, que por sua vez, fazem-se ‘par’ com EXU, assim como a polaridade positiva se equilibra com a negativa, tal qual o passivo se completa com o ativo. 
endemoniada de Exu, buscamos algumas referências para o nosso aprendizado:

Olodumaré – Deus – criou dele mesmo, de maneira que EXU existe em tudo e ‘reside’ em cada ser individualizado. (...) no mediunismo de terreiro, a vibração de EXU consiste em uma ação contínua, que soluciona, mobiliza, transforma, comunica, encontra caminhos apropriados e justos para que nosso destino seja concretizado em conformidade com seu planejamento, abrindo e fechando ‘portais’, de acordo com as experiências específicas atribuídas a cada indivíduo em seu programa de vida, trazendo as mensagens tal qual carteiro preciso e incansável do nosso subconsciente profundo (Ipori) ao consciente (Ori), indicando os caminhos necessários para que realizemos os passos pelo nosso esforço pessoal.”

“(...) EXU é ‘proprietário’ da força, o princípio e poder de realização. É ele que dá o impulso para a diferenciação dos seres criados, fazendo-nos adaptados a cada plano vibratório, do mais sutil ao mais denso e vice-versa. Eis que tudo que sobe desce e tudo o que abre fecha. Assim é EXU.”

O TRABALHO DOS EXUS FALANGEIROS – ESPÍRITOS

“Entendemos que as entidades que atuam como exus são como guardiões de nossos caminhos (nossas encruzilhadas cármicas). A vibração desta linha atua numa faixa de retificação evolutiva, fazendo que, muitas vezes, sua atuação seja confundida com o mal, o que não é de forma alguma verdadeiro. Se um exu atua numa faixa de correção, possivelmente, no escopo de seu trabalho, alguém vai sofrer alguma mazela por puro efeito de justo retorno (...) – justo mecanismo de compensação cósmica, que foge ao nosso controle – cabe a Xangô (a justiça) determinar; cabe a exu apenas executar à risca. Parece duro, mas aprendemos com o tempo que as coisas funcionam desse modo, independentemente do que se entende como exu.

Os espíritos que manejam e atuam na vibração de exu são calejados nas lides e na psicologia da vida, e desprovidos de sentimentalismos na aplicação da lei cármica. Entendemos que, sem essa vibratória, o planeta seria uma barafunda, e os magos do Astral Inferior já teriam instalado o caos na Terra.

Há de se ter bem claro que exu não faz mal a ninguém, ao menos os verdadeiros. Quanto a espíritos embusteiros e mistificadores que estão por aí, encontram sintonia em mentes desavisadas e sedentas por facilidades de todas as ordens.

Os exus atuam diretamente em nosso lado sombra e são os grandes agentes de assepsia das zonas Umbralinas. Em seus trabalhos, cortam demandas, desfazem feitiçarias e magias negativas feitas por espíritos malignos, em conluio com encarnados que usam a mediunidade para fins nefastos. Auxiliam nas descargas, retirando os espíritos obsessores e encaminhando-os para entrepostos socorristas nas zonas de luz no Astral, a fim de que possam cumprir suas etapas evolutivas em lugares de menos sofrimento.

Assim é exu: por vezes incompreendido, outras temido, tantas amado, mas sempre honesto, alegre, feliz, direto no que tem a nos dizer e incansável combatente da maldade que o próprio homem alimenta no mundo.”

(Ref.: PEIXOTO 2015, p.66-75)

Nenhum comentário: