quarta-feira, 15 de novembro de 2017

15 DE NOVEMBRO DE 2017 - 109 ANOS DO ADVENTO QUE OFICIALIZOU A UMBANDA COMO RELIGIÃO NO BRASIL

SARAVÁ UMBANDA!!!!!

Hoje, mais do que qualquer outro dia é dia de saudar a UMBANDA. São 109 anos de legitimação religiosa no Brasil. Em 15 de novembro de 1908, ocorreu o advento que oficializou a Umbanda enquanto religião. Diversas são as origens que podemos citar em relação ao nome, ao culto em si, aos fundamentos, ritualísticas, inclusive origens mais remotas, que transcendem o tempo e o espaço, mas não há como não considerar o grande marco referencial que foi a chegada daquele que se autodenominou "Caboclo das Sete Encruzilhadas", na sede da Federação Espírita de Niterói, através de um rapaz de 17 anos chamado Zélio Fernandino de Moraes. 

Ao se manifestar, o espírito, a princípio rejeitado pelos que dirigiam aquela sessão, que achavam estar diante de espírito atrasado, ou até mesmo um perturbador, recebem entre as respostas do mesmo o seguinte anúncio:

"Se julgam atrasados esses espíritos dos pretos e dos índios, devo dizer que amanhã estarei na casa deste aparelho (o médium Zélio) para dar início a um culto em que esses pretos e esses índios poderão dar a sua mensagem, e, assim, cumprir a missão que o plano espiritual lhes confiou. Será uma religião que falará aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre todos os irmãos encarnados e desencarnados. E se querem saber o meu nome, que seja este: 'Caboclo das Sete Encruzilhadas", porque não haverá caminhos fechados para mim. Venho trazer a Umbanda, uma religião que harmonizará as famílias e que há de perdurar até o final dos séculos."

O jovem Zélio até então, pouco sabia sobre "manifestações espirituais", se preparava para ingressar na Escola Naval quando foi acometido por sensações que o levavam a mudar seu comportamento e que a família chegou a chamar de "ataques", tendo até mesmo alguns médicos sugerido que poderia ser um quadro de loucura.

Mas a partir daquela data, um novo caminhar se abre na vida daquele rapaz e no dia seguinte, na casa de sua família, conforme anunciado no dia anterior, pontualmente as 20 horas, o "Caboclo das Sete Encruzilhadas, incorporou em Zélio e reafirmou: 

"Vim para fundar a Umbanda no Brasil, aqui se inicia um novo culto em que os espíritos de pretos velhos africanos e os índios nativos de nossa terra poderão trabalhar em benefício dos seus irmãos encarnados, qualquer que seja a cor, a raça, credo ou posição social. 'A prática da caridade, no sentido do amor fraterno, será a característica principal deste culto'."

A partir deste advento, tudo foi se construindo para fazer da Umbanda essa religião que carrega a bandeira branca da Paz e do Amor como alicerce maior, tendo na simbologia de Oxalá, o grande Pai, que acolhe a todos. Essa é a grande proposta da Umbanda, desde sua oficialização enquanto religião: acolher a todos sem distinção, seja na terra ou no céu, sem diferenças, sem preconceitos, sem precisar perguntar de onde as pessoas vieram, mas simplesmente abrindo os braços e acolhendo na diversidade de cada um, agregando pessoas, crenças, etnias, cultos, símbolos, rituais...

Em 16 de maio de 2012, através da Lei nº 12.644 (publicada no Diário Oficial da União em 17/05), foi instituído o dia 15 de NOVEMBRO como o "DIA NACIONAL DA UMBANDA".

Não se discute a UMBANDA, vive-se a UMBANDA, através da prática do AMOR FRATERNO, que respeita, que tolera, que compreende, que abraça e canta:


Um comentário:

Anônimo disse...

Eu saúdo a minha Querida Umbanda !❤